domingo, 9 de maio de 2010

"Alimentos Funcionais - Capítulo I"

Segundo a ANVISA, alimento funcional é “aquele alimento ou ingrediente que, além das funções nutritivas básicas, quando consumido como parte da dieta usual, produz efeitos metabólicos e/ou fisiológicos e/ou efeitos benéficos à saúde, devendo ser seguro para consumo sem supervisão médica.”
São alimentos fonte de substâncias bioativas, cujas funções se encerram em benefícios à saúde do consumidor, seja para a manutenção da saúde, seja pela redução do risco por uma doença.
Quero saber da alimentação de vocês, caros-estimados-amigos-sem-tempo, mas com tempinho de ver meu blog. Beijos em todos, especialmente em Flávio: - tu vai gostar desta série!

6 comentários:

  1. Muito bom...e se vc me permite, posso comentar sobre um alimento funcional excelente...um alimento líquido..a Cerveja!!!
    Temos registros dessa preciosidade desde a antigüidade. Os cozinheiros dessa época, ao colocar a massa dos pães de cereais para fermentar, viram uma água formada e beberam dessa água..e aí...ficavam " doidões ". Surge então o mais consumido líquido do mundo, depois da água...
    A cerveja possui todas as vitaminas do complexo B, os sais minerais e propriedades do lúpulo e ainda carboidratos da cevada...e a escura é melhor ainda. Servia de alimento para s monges durante o jejum ( era o pão líquido). Teve até um farmacêutico doido que tentou publicar um artigo dizendo que a cerveja era melhor que o leite para os adultos!!! E isso é quase verdade...
    Bom...a cerveja é a base da minha alimentação durante o fim de semana...serve para matar a fome, quando acompanhada de um sarapatel, de um arrumadinho ou de uma mão de vaca do bar de seu Uí daqui do Jordão. E serve também para repor as vitaminas e sais minerais perdidos durante a semana...Bohemia e Skol são as melhores.

    ResponderExcluir
  2. Fiquei bêbado de tanta informação interessante!

    ResponderExcluir
  3. Aprendi a beber vinho com você Carol. Aliás, tenho aprendido muitas coisas da vida com sua amizade. Amiga, estarei sempre torcendo por você. Essa família linda que você tem, exemplo de amor, companheirismo, carinho e sintonia. bjus!!!!

    Michelle Carvalho

    ResponderExcluir
  4. maravilha, carolina!
    parabéns pela manutenção.

    boa sorte na lida e tudo de bom.

    rodrigo de oliveira
    TEMBIU - Alimento de Alma
    www.tembiu.pro.br

    ResponderExcluir
  5. "ô Kerowl"...
    de um tempo pra cá, tenho desenvolvido o hábito de me alimentar melhor pela manhã (conquistas de Thalita). Geralmente tenho me adiantado e tomado café no hospital, antes do ofício. O cardápio até que é variado, mas, rotineiramente, devoro apenas uma fatia de melão e uma de melancia.
    Enfim... tô bem na fita, ou tá meio louco isso ?

    beijos

    ResponderExcluir
  6. Ah sim...

    Flávio,
    como vai essa força ?
    vamos marcar pra nos alimentarmos juntos, né ?!

    abração

    ResponderExcluir